terça-feira, 10 de janeiro de 2017

A Descolonização Possível

    
Era assim a boa vidinha na África portuguêsa, enquanto a miséria a fome a Tuberculose por inanição alastrava em Portugal, nas grande Cidades como Lisboa. As crianças andavam a deambular pelas ruas descalças e com fome. Não falo de cor, eu vi o que se passava em Alfama na década de 50. Agora são os filhos e netos desta gente das fotos que por cá andam na política nos bancos do parlamento que já foi, palco de grandes Homens e Mulheres Intelectuais escritores grandes seres Humanos.
Tinham boas casas com espaço, jardim e criados para os servir. O trabalho era exigente, mas ninguém dispensava um copo ao cair da tarde. A era dourada para os portugueses acabou há 40 anos. Leia o trabalho publicado na SÁBADO a 28…
SABADO.PT


Porque Soares não é responsável pelos erros na descolonização?
10 DE JANEIRO DE 2017 - 10:31

Ribeiro e Castro, ex-presidente do CDS-PP, considera injustas as críticas a Mário Soares pelo que correu mal no processo de descolonização, depois do 25 de abril de 74.

Vê mais de TSF - Rádio Notícias.












Mário Soares e a História. E a da descolonização que tanto ódio e rancor fez correr e vir ao de cima estes dias de uma forma inimaginável e inenarrável. Treze anos de guerra, de sofrimento e de morte com consequências que por muito tempo se farão sentir não bastaram para uma boa parte daqueles que teimam em não entender que os verdadeiros e únicos culpados são Salazar e M. Caetano. A par das lutas/guerras civis fraticidas desses países.
Por: Dulcínia Reinho.























“O fim da guerra e a busca de uma solução para o problema colonial estavam inscritas no Programa do MFA, apresentado na noite de 25 de abril. A decisão de um cessar-fogo unilateral na Guiné tinha sido tomada na manhã de 26 de abril. Soares teve um papel importante, isso sim, na credibilização dos princípios democráticos e anti-colonialistas do movimento do 25 de abril. E esse papel foi, obviamente muito importante para o futuro regime em Portugal.”(Carlos Matos Gomes/ Historiador e militar).



Há tempos, estive num almoço entre amigos e, mais uma vez, veio à baila a descolonização. Alguém, com ar jocoso, classificou-a de exemplar.

É um tema, gasto e esgotado, mas que, tarda não volta, vem à baila, mesmo nos periódicos de maior tiragem. A acusação é sempre a mesma: a descolonização poderia ter sido feita de uma maneira mais conveniente à defesa dos interesses dos Portugueses europeus residentes e radicados nas colónias. Às vezes, a acusação vai mais longe e chega a considerar-se a hipótese de se terem podido evitar as guerras civis subsequentes às independências.

Comecemos por analisar as culpas mais antigas, isto é, as que não estão ligadas de imediato à descolonização, mas pelo contrário, à colonização.

Após a independência da União Indiana era de prever que aquele país exigisse a entrega dos territórios do chamado Estado Português da Índia constituídos por Goa, Damão e Diu. Foi uma questão de anos. No começo da década de 50 do século passado, o Governo do Estado Novo, mostrou ao mundo qual era a sua postura perante o problema colonial: total intransigência, apelando para um tipo de Direito ultrapassado pelos mais recentes acontecimentos de então a Carta das Nações Unidas.

Uma década foi suficiente para transferir a problemática da União Indiana para o continente africano. Aqui eram os Povos das colónias, através de elites suas representantes tal como sempre aconteceu ao longo da História, quem reclamava o direito à independência. Independências que os grandes Impérios não regateavam, tal como foi o caso da Grã-Bretanha e da França. O tempo havia ensinado Londres e Paris que eram preferíveis independências onde fosse possível uma cooperação benéfica para as partes envolvidas ao invés de sustentar conflitos que somente iriam acirrar ódios. Lisboa estava completamente surda às boas razões. E assim procedendo, comprometeu o futuro próximo e o mais distante, pois encaminhou o país para uma guerra de longa duração que, ao acabar, não possibilitou uma colaboração bilateral imediata.

Ao assumir a posição descrita, o Governo de Portugal, fez, criminosamente, acreditar a várias gerações de Portugueses e de Africanos que havia a possibilidade de construir um grande Estado multi-racial distribuído por vários continentes. Como é sabido, as pessoas aceitam com maior facilidade uma mentira que lhes agrada do que uma verdade que os magoa. E foram muitos os Portugueses e Africanos que aceitaram a mentira do Estado Novo!

Era fácil a prova da mentira apoiada na propaganda. Bastava verificar a existência de alfândegas entre as colónias e a metrópole; a impossibilidade de livre circulação de capitais; e, até ao começo dos anos 60, os impedimentos à livre circulação de pessoas. Acreditou quem quis, por razões que ainda agora, para muitos, custam a reconhecer. Se foi possível em menos de cinquenta anos libertar uma série de Estados independentes na Europa das peias limitativas da livre circulação, não teria sido mais fácil a um só Estado fazê-lo relativamente às suas colónias, se, na verdade, desejasse a igualdade dos cidadãos e a plena integração dos territórios?

O facto é que em Fevereiro e Março de 1961 se iniciou uma guerra de guerrilhas em Angola, quase imediatamente seguida de outras na Guiné e Moçambique. Em simultâneo, foi aprovado na ONU um boicote à venda de material de guerra a Portugal. O existente e não afecto à OTAN foi sendo transferido para os três teatros de operações. Pouco mais se conseguiu comprar e, esse mesmo, foi adquirido a preços exorbitantes já que os circuitos comerciais utilizados tiveram de passar a ser os do quase mercado negro.

A necessidade de ir mobilizando jovens para África acelerou, na sociedade portuguesa, o desejo de fuga às obrigações militares. Assim, desde os empenhos ou vulgarmente chamadas cunhas, até à emigração ilegal tudo foi bom para mandar para a guerra aqueles que não podiam ou não queriam servir-se de tão baixos processos. Entretanto, em África, o recrutamento de jovens europeus nascidos nas colónias ou em idade de cumprirem o serviço militar salvo raras e honrosas excepções conduzia-os à secretarias dos quartéis-generais e muito vagamente a aquartelamentos no mato. Ou porque a taxa de natalidade tinha baixado entre os anos 40 e 50 ou porque o contingente a mobilizar para África era muito grande, a verdade é que, no final da década de 60 e nos primeiros anos de 70, o contingente metropolitano era pequeno para as necessidades operacionais e, por isso, passaram a recrutar-se jovens negros para cobrir as muitas faltas. Este facto veio introduzir um dado novo no processo: os Africanos, ao servirem nas fileiras das Forças Armadas nacionais estavam a comprometer-se perante as forças da guerrilha que lutava pela libertação da sua terra.

É necessário, ao contrário do que se afirma vulgarmente, perceber que a baixa intensidade da guerra nos teatros de operações se ficou a dever ao facto de tanto a China Popular como a União Soviética não terem apostado forte na conclusão dos conflitos em Angola, Guiné e Moçambique. Isso permitiu manter em lume brando uma guerra que se tivesse atingido a magnitude da da Indochina, contra os Franceses, da Argélia, contra os mesmos ou do Vietname, contra os Americanos, não seria capaz de durar os treze que durou. Mas a História não se faz com «ses»! Assim, resta-me a análise do motivo que levou à tão longa sustentação do conflito, só vislumbrando um motivo: Portugal ter mantido a supremacia aérea ao longo da guerra. Os céus foram livres para serem voados pelas aeronaves militares portuguesas durante a maior parte do tempo e só pontualmente havia regiões onde o perigo surgia com significativa intensidade, nomeadamente na Guiné. A partir do momento em que apareceram neste último território o mísseis terra-ar Strella, ou SAM-7, tudo mudou de feição e, pese embora a opinião dos camaradas da Força Aérea que garantem que bastava saber operar os meios para escapar à acção destruidora daquela arma, estou convicto que nunca mais o apoio logístico aos aquartelamentos isolados no mato ia ser o mesmo, nem o apoio de fogo ia decorrer com o à-vontade dos tempo anteriores. As evacuações iriam ser fortemente penalizadas assim como todas as deslocações aéreas feitas em horários certos. Para tanto bastava que se generalizasse o uso do Strella. Isso dependia da vontade das potências apoiantes da guerrilha.

Em face do panorama sumariamente descrito percebe-se qual o motivo porque foi na Guiné que se começou a conspirar contra o Estado Novo. Era, de todas as colónias africanas, aquela onde se vivia uma situação de guerra muito próxima dos contornos da guerra clássica. Em Moçambique, na mesma altura 1973 também a FRELIMO já possuía mísseis terra-ar e avançava, com passos decididos, da zona de Tete para as proximidades da cidade da Beira. A cem quilómetros desta última desenvolviam-se operações militares com alto significado táctico.

A aparente tranquilidade em Angola ficou a dever-se, não só à acção das Forças Armadas portuguesas nos primeiros anos de guerra, mas também ao facto de a UPA mais tarde FNLA e o MPLA receberem apoios de blocos estratégicos ideologicamente diferentes. Isso levava a combaterem-se mutuamente no terreno. Anos mais tarde, a UNITA, uma dissidência da FNLA, desempenhou também esse papel de guerrilha contra-guerrilha do qual beneficiavam os Portugueses. Mas a situação não era estável, como muitos julgavam! Era da maior instabilidade possível, comprovada por quase trinta anos de guerra após a independência.

Quando eclodiu em Portugal o movimento militar que derrubou o velho Estado Novo as massas populares, em particular os jovens, aderiram de imediato à contestação ao embarque de mais tropas para as colónias.

Este fenómeno não é novo na História de Portugal e, pelo menos, nos tempos mais recentes verificou-se aquando da tão apoiada revolta militar que conduziu ao Poder o major Sidónio Pais, em Dezembro de 1917. Deixou-se, na altura, de mandar mais reforços para França onde os Portugueses contavam cerca de 55.000 homens.

Não recebendo, em África, militares para substituir todos aqueles que viam as suas comissões acabadas, a situação degradou-se rapidamente entre Abril e Agosto de 1974. A 24 de Julho, o general António de Spínola, então Presidente da República, reconheceu o direito dos povos africanos à autodeterminação. A 29 de Agosto Spínola ratificou o acordo com o PAIGC sobre a independência da Guiné e Cabo Verde.

A situação política em Portugal tinha-se alterado profundamente. As greves e a instabilidade social eram notórias. As forças políticas em presença já estavam desentendidas. O próprio Presidente da República, na linha do que havia feito Palma Carlos, primeiro ministro do Governo Provisório, reclamava pelo apoio de uma maioria silenciosa, na perspectiva de conquistar para o processo uma parte da população que, ainda, julgava mais identificada com o anterior regime do que com a democracia nascente.

Em África e posso testemunhar por Moçambique só se podia contar com as tropas especiais (pára-quedistas, comandos e fuzileiros navais). O resto, e por força de a grande maioria do contingente ser negro, não oferecia confiança, até porque os próprios naturais começavam a aderir à nova perspectiva que, adivinhavam, estaria para surgir em pouco tempo. Manter o estado de guerra era impossível. Surgiram situações pontuais de cessar-fogo em várias regiões. No Norte de Moçambique um aquartelamento inteiro do Exército preferiu render-se à FRELIMO a manter uma situação precária; em zonas onde não havia qualquer tipo de perigo de guerrilha as unidades de quadrícula recusavam-se a manter a disciplina e a ordem interna nos aquartelamentos. Os soldados desertavam para se irem juntar às suas famílias.
Negociar, nestas condições, era impossível, pois é da mais elementar concepção política saber que só negoceia quem tem a força do seu lado. Em tais circunstâncias toda a negociação tinha de ser uma cedência. Mas uma cedência onde se acautelaram, dentro dos limites do possível, os interesses dos colonos.

Em Moçambique, os discursos inflamados de Samora Machel, a partir do final do ano de 1974, foram o rastilho que provocou a debandada geral. Os europeus iniciaram um processo de fuga ou para Portugal ou para a África do Sul ou, ainda, para o Brasil. Portugal nada podia fazer e menos ainda as Forças Armadas.

Diferente aconteceu em Angola. Numa preocupação de estabelecer uma forma justa, democrática e europeia de transição para a independência, realizou-se o Acordo de Alvor, no começo do ano de 1975, estabelecendo a data para a independência no dia 11 de Novembro. Tratou-se de um falso acordo, porque todas as partes sabiam que nenhuma ia cumprir com rigor e determinação o estipulado, embora num só aspecto os Africanos se manifestassem unânimes: a data da independência. Alvor serviu para legitimar aos olhos do mundo a luta armada que se iria seguir entre os três partidos africanos. Para mais nada serviu o acordo. Todo e qualquer Europeu ou Africano que acreditou no contrário do que acabei de afirmar, acreditou naquilo que lhe convinha e não naquilo que a realidade ditava. Isto é tão certo quanto o facto de, em Agosto de 1974, já se lutar em Luanda de forma aberta para conseguir dominar a capital. O intuito é claro: quem ficar senhor de Luanda, recebe o Poder do Estado Português quando se der a independência.

Em face destes diferentes quadros era impossível fazer uma descolonização mais bem feita, porque faltou a força às Forças Armadas na sequência de, na rectaguarda, o Povo estar cansado de guerra.

Fez-se uma magnífica ponte aérea que trouxe para Portugal todos quantos quiseram aqui recomeçar a vida com apoio do Estado. Os, então, denominados retornados deram um magnífico exemplo de trabalho e do quanto se pode quando realmente se quer. Muitos culparam os Governos da época e, também, os militares, mas esqueceram que tinha sido, afinal, a louca vontade de governantes que julgaram eterna uma herança territorial, impondo-se à livre vontade de Povos que tinham todo o direito a serem também soberanos e independentes, quem os obrigou a viverem dias angustiados. Que a História não branqueie as responsabilidades de quem as tem! Por. Quintino Raposo.






Bruno Cardoso Reis desmonta alguns dos mitos em torno do papel de Mário Soares no fim do império colonial português.
CEI.ISCTE-IUL.PT



Tenho lido nas redes sociais "desabafos" sobre a morte de Mário Soares que me deixam descoroçoado e triste. Quer pelo ódio que revela...
CRONICASDOROCHEDO.BLOGSPOT.COM|DE CARLOS BARBOSA DE OLIVEIRA


Em representação do Diário de Notícias fui há quase três anos a um almoço na Gulbenkian onde…


Sejamos Humildes e aceitemos esta única verdade :
- " TODO O HOMEM É UMA GUERRA CIVIL"
1 de Maio de 1974 : " É preciso que a riqueza seja de quem realmente trabalha e não de parasitas e banqueiros " - Mário Soares.




"José Sócrates é mesmo o anti-Guterres é um homem de extrema determinação"

O QUE É O CARISMA?

Mário Soares: "O primeiro-ministro Sócrates é uma pessoa que me surpreendeu muito positivamente. Quando entrou no Partido Socialista, jovem, era eu líder do partido. Pensei que ele fosse uma criatura do Guterres... Era a minha ideia, mas era uma ideia falsa. Estava errado. Ele não é uma criatura do Guterres. Ainda agora em Madrid disse isso ao Guterres. [Sócrates] é mesmo o anti-Guterres no sentido de que ele é um homem de extrema determinação e que sabe o que quer. Tem coragem para dizer as coisas e fazer frente às dificuldades. Nestes dois anos, parece que isto é uma coisa que toda a gente pode reconhecer de boa-fé, ele teve uma herança terrível. O País estava numa situação caótica e ele conseguiu endireitar as contas públicas, reduzir o défice. Algumas das reformas não se sabe bem o que é que vão dar, essa eu acho que é uma crítica legítima, mas que também releva uma qualidade de coragem grande. Ele abriu muitas frentes de luta ao mesmo tempo. Foram os funcionários públicos, foram os professores, foram os médicos e enfermeiros, foram os juízes, etc. Podia ter feito isso mais planificado. José Sócrates é um patriota. Isso é que é importante registar. Não está ali por interesse nem por dinheiro. Está a pensar que está a fazer um grande serviço ao País".
25 de novembro de 2007.


Com todo os respeito pelo seu sofrimento, há gente que não recupera nem percebe que é do regime dos algozes - Salazar e Caetano - a responsabilidade pelos despojos de uma guerra de 13 anos que acaba sem soldados que queiram lutar. Se a guerra acabou, acabou já tarde, deixando muitos atalhos de fascismo que voltam. Não é a um homem de liberdade que devem pedir contas para reclamar trocos ou ajustar o resgate de uma vida. Mário Soares. É mais do que uma luta porque a guerra continua. Façamos agora a nossa parte.Leia mais: Soares, a guerra não acabou http://www.jn.pt/…/interior/soares-a-guerra-nao-acabou-5598… 
Follow us: jornalnoticias on Facebook


A coragem e o carácter fizeram de Mário Soares um lutador ímpar e a figura mais carismática, proeminente e decisiva do Portugal democrático. Incomparável. Divisor de opiniões pela convicção das suas ideias e da sua natureza política, assumiu as suas frentes e contradições sem esconderijos, sem quere...





Mário Soares, o CDS e a descolonização
Ninguém é obrigado a gostar de um morto, por muito excecional que tenha sido, nem a alterar os sentimentos que por ele nutria em vida. Se não houvesse fascistas, teriam sido dispensáveis os antifascistas e a Revolução de Abril.
O que é intolerável é a ignorância de um deputado em relação à História, numa atitude a recordar calúnias da Pide e dos fascistas, a polícia a publicá-las nos jornais portugueses, e os outros, depois de Abril, nos jornais brasileiros, para as transcreverem ao abrigo da liberdade oferecida.
Nuno Magalhães [CDS] elogiou Soares, mas não esqueceu “processo de descolonização apressado”.
Nesta declaração, tão leviana e ressabiada, fez a síntese entre a síndrome portuguesa de “Pieds-Noirs” e a síndrome de Estocolmo de antigos combatentes, estes a esquecerem os algozes, e a julgarem-se heróis, no sofrimento que lhes foi imposto.
A descolonização portuguesa principiou em Dadrá e Nagar-Aveli (1954), Ajudá, cujo forte ardeu por ordem do ditador Salazar (2/8/61) e Goa, Damão e Diu (dez. 1961). O princípio do fim começou em 15/03/1961 com o selvático ato de terrorismo da UPA (depois designada FNLA), em Angola, onde assassinou barbaramente quase um milhar de colonos brancos e milhares de trabalhadores negros, e na vindicta do exército, onde o sádico alferes Robles foi símbolo do horror. A descolonizou continuou em três frentes, com Wiriamu, em Moçambique (30/11/2015), 7481 mortos, 1852 amputados (soldados portugueses), até à derrota portuguesa que conduziu ao 25 de Abril.
Quem não percebe que Portugal foi derrotado e que a descolonização durou 13 anos, já sem alternativa, não perceberá a eficiência das Forças Armadas Portuguesas a retirarem de três teatros de guerra (96.392 homens sem uma única baixa), caso único no mundo, e, muito menos, o que foi a descolonização.
Não vale a pena explicar a Nuno Magalhães que Mário Soares foi grande pelo que diz o fundador do seu partido, Freitas do Amaral, na carta de homenagem que enviou ao DN, considerando-o “o maior político português do século XX”.
Mário Soares teve um papel modesto na descolonização, quando comparado ao de Melo Antunes e dos altos comissários da Guiné, Angola e Moçambique, ou seja, ao do MFA, sob cuja égide se lavraram as escrituras de independência das colónias.
O deputado do CDS, por ressentimento, seu ou da líder do seu partido, típica Pied-Noir, nunca entenderá o que devemos a Melo Antunes e Aniceto Afonso, evitando o massacre de militares portugueses em Moçambique, por culpa das obscuras manobras de Spínola, nem a grandeza do país que acolheu, como devia, e mereciam centenas de milhares de refugiados.
Nota – O signatário cumpriu quatro anos e quatro dias de SMO, 26 meses dos quais em zona de guerra, em Moçambique. Por: Carlos Esperança.

..

Todas as palavras que contavam já foram proclamadas. Nenhuma das que possa aqui…
ACCAOSOCIALISTA.PT










Mário Soares nasceu a 7 de Dezembro de 1924. Licenciou-se pela Universidade de Lisboa em 23 de Julho de 1957.
Inscreveu-se na Ordem dos Advogados como candidato à Advocacia, sob o tirocínio do Dr. Leopoldo do Vale, em 17 de Setembro de 1957, e foi em 17 de Abril de 1959 que se inscreveu como Advogado no Conselho Distrital de Lisboa, comarca onde viria a exercer advocacia.
A 16 de Maio de 1974 o Dr. Mário Soares suspendeu a inscrição como Advogado por incompatibilidade do exercício da Advocacia com as funções governativas. Voltou a exercer entre 7 de Janeiro de 1980 e 12 de Outubro de 1983 tendo, nesta altura requerido novamente a suspensão da sua inscrição por novamente ter passado a "desempenhar funções governamentais incompatíveis com o exercício da Advocacia”.
Em 2008
Mário Soares - Rendimento de trabalho independente 186 239,13€ - Rendimento de capitais 188 550,92€ - Rendimentos prediais 30 000,00€ - Pensões 77 256,90€.
Isto num ano, imagine isto em dezenas de anos.
 Por: Jcesar.


Sem comentários:

Enviar um comentário