sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Torre do Tombo Arquivo Nacional



Sabiam que a Torre do Tombo foi sempre provisória por todos os sítios por onde passou, incluindo a Casa dos Bicos? Pois é, foi provisória mais de 700 anos, até ter finalmente encontrado "poiso" fixo na cidade Universitária.

Pedir e consultar um livro ou qualquer outro documento na Torre do Tombo é uma experiência única. O cheiro do papel velho emanado por obras tão velhas ou mais ainda que Portugal é indescritível. Embora sem odores e sem toques aqui estou a partilhar convosco algo sem igual - a Torre do Tombo. Ah, é verdade. Sabem de onde vem o nome, Torre do Tombo? Pois é, Tombar mais não é do que apontar, anotar as mercadorias trazidas sobretudo pelos barcos portugueses das terras distantes por onde andavam, séculos antes da época dos descobrimentos.
 Caras/os professoras/es,



A partir deste link http://digitarq.arquivos.pt/catalog podem aceder à base de dados para  visualizar imagens de Tesouros da Torre do Tombo  sobre:
Cartografia
Chancelarias
Conselho de Estado
Correspondência de Soberanos
Crónicas
Curiosidades e Iconografia
Documentos Constitucionais
Documentos escritos noutras línguas
Documentos mais antigos em português
Encadernação
Forais
Formação de Portugal
Formas do suporte
Grandes iluminados
Inquisição                                                                       
Leis
Livros de Horas
Nobiliários e cartas de armas
Notação Musical
Ordens honoríficas
Ordens Militares
Real Mesa Censória
Relatos Célebres
Retratos
Selos
Tratados

Esperamos que desfrutem!
Continuação de bom trabalho.
Melhores cumprimentos


 



SENTENÇA PROFERIDA EM 1487 NO PROCESSO CONTRA O PRIOR DE TRANCOSO




(Autos arquivados na Torre do Tombo)

Padre Francisco da Costa, prior de Trancoso, de idade de sessenta e dois anos, será degredado de duas ordens e arrastado pelas ruas públicas nos rabos dos cavalos, esquartejado o seu corpo e postos os quartos, cabeça e mãos em diferentes distritos, pelo crime que foi arguido e que ele mesmo não contrariou, sendo acusado de ter dormido com vinte e nove afilhadas e tendo delas noventa e sete filhas e trinta e sete filhos; de cinco irmãs teve dezoito filhas; de nove comadres trinta e oito filhos e dezoito filhas; de sete amas teve vinte e nove filhos e cinco filhas; de duas escravas teve vinte e um filhos e sete filhas; dormiu com uma tia, chamada Ana da Cunha, de quem teve três filhas, da própria mãe teve dois filhos.
Total: duzentos e noventa e nove, sendo duzentos e catorze do sexo feminino e oitenta e cinco do sexo masculino, tendo concebido em cinquenta e trêsmulheres.

Agora vem o melhor: 

El-Rei D. João II perdoou-lhe a morte e mandou-o pôr em liberdade aos dezassete dias do mês de Março de 1487, com o fundamento de ajudar a povoar aquela região da Beira Alta, tão despovoada ao tempo, e guardar no Real Arquivo esta sentença, devassa e mais papéis que formaram o processo.

A Europa ao longo dos séculos.

A Europa e o Oriente Próximo viram surgir algumas das mais brilhantes - e das mais perversas - formas de organização humana. Ao longo dos séculos, essas áreas foram cortadas e recortadas por fronteiras e limites que dividiram povos, línguas e culturas. Esse vídeo recupera mil anos da dinâmica geopolítica de boa parte dessa região e retrata a trajetória de territórios, impérios e nações, do nascimento à fragmentação e vice-versa, em igual frequência, num xadrez de permanente impermanência - uma ebulição que as crises, primaveras e conflitos atuais mostram continuar presente. Como estarão dispostas as peças desse tabuleiro daqui a 100 anos? Aliás, a interessante iniciativa bem poderia ser repetida nas Américas, para resgatar um pouco do passado do continente, em especial antes da chegada dos europeus. Alguém se anima?
Leia mais na CH On-line e na revista Ciência Hoje sobre:
O prêmio Nobel da paz para a União Europeia
http://cienciahoje.uol.com.br/…/premio…/a-uniao-faz-o-nobel/
O enfado do cidadão com a política, no cenário europeu e no mundo:
http://cienciahoje.uol.com.br/…/pdf_fe…/sobrehumanos302.pdf/
Os abalos mundiais da espionagem eletrônica
http://cienciahoje.uol.com.br/…/os-espioes-que-queriam-sab…/
Uma coletânea com interessantes e diferentes formas de olhar nosso planeta:
http://tmblr.co/ZlIT9xurgOw5
Confira a fonte original do vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=grK9fJieCgs

Sem comentários:

Enviar um comentário