sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Vida Selvagem Costa de Caparica Almada

                                  


Soube hoje que um vizinho empresário, cuja empresa não conseguiu resistir à tempestade, tendo ficado sem apoio de ninguém, tendo descontado e nem um subsídio de desemprego recebido, ficou na miséria, colocou uma toalha na cabeça e suicidou-se. Quantos dramas estão a acontecer neste pobre Portugal e ninguém, repito ninguém quer dar voz a estas pessoas. Entretanto uns iluminados vão gastar milhões nesta inútil obra...





Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa de Caparica é uma área protegida criada em 1984 através doDecreto-Lei 168/84 de 22 de Maio, abrangendo uma área total de 1570 hectares ao longo da arriba litoral Oeste da Península de Setúbal, estendendo-se pelo concelho de Almada e o de Sesimbra, na faixa litoral entre a Costa da Caparica (a Norte) e a Lagoa de Albufeira (a Sul), passando pelos Capuchos e a Fonte da Telha.
A arriba litoral da Costa de Caparica é denominada arriba fóssil não por serem fossilíferas as camadas de idade miocénica que compõem a sua maior parte, mas por já não se encontrar em contacto direto com o oceano, não sofrendo erosão marinha. As arribas ativas (ou arribas vivas), pelo contrário, como as que podem ser observadas a Sul da Lagoa de Albufeira ou no litoral de Cascais, são as que se encontram sob influência direta da erosão marinha, apresentando o perfil anguloso e o recuo típico deste tipo de arribas.
Nos estratos geológicos de idade miocénica que constituem a Arriba Fóssil podem encontrar-se vários exemplares de fósseis, sobretudo fósseis de organismos invertebrados marinhos, predominando os fósseis de bivalves, de gastrópodes e de equinodermes. Também podem ser encontrados fósseis de vertebrados, fundamentalmente fósseis de dentes de peixes miocénicos.
A área de Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa de Caparica, como seu nome indica, é uma zona protegida, onde a captura de animais e a recolha de plantas e de fósseis é proibida, sob pena de aplicação de sanções.
Junto a esta área situam-se a Mata dos Medos e o Pinhal da Aroeira, povoados por pinheiro manso com sabina-das-areias e aroeira.


Convento dos Capuchos é um convento que fica localizado na área da Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa de Caparica e a partir do qual se pode observar não só a Costa de Caparica, a sua extensa costa de praia e até os arredores, como se avista ainda uma esplêndida paisagem da Costa de Lisboa,Estoril e Cascais. Este convento foi mandado edificar por Lourenço Pires de Távora em 1558.
O monumento, como é apanágio da Ordem de São Francisco, é caracterizado pela sua simplicidade, embora se possa observar elegância nas suas linhas.
No frontispício, um triplo pórtico, com colunas simples e um arco ao centro, ostenta um notável trabalho em ferro forjado permitindo a iluminação da galilé de acesso ao corpo da capela. Na fachada estão representados os símbolos da Ordem Franciscana, bem como o escudo das armas dos Távoras.
O declínio do convento coincide com a queda dos Távoras. A família Távora foi perseguida pelo Marquês de Pombal e os seus membros foram cruel e impiedosamente executados em 13 de Janeiro de 1759, sob a acusação de terem conspirado para assassinar o Rei D. José I de Portugal. Detalhes no artigo: Processo dos Távoras.
Em 1834, foi publicada uma lei que extinguiu as ordens religiosas e o convento dos Capuchos passou por transmissões sucessivas, até ser adquirido pela Câmara Municipal de Almada em 1950.
Quando se procedeu ao seu restauro em 1952, foram colocados painéis de azulejo, que têm como tema os sermões de Santo António e o retábulo em talha oferecido pelo Director do Museu de Arte Antiga (Lisboa).
Actualmente, o Convento dos Capuchos funciona como sala de visitas do concelho de Almada e aí a Câmara Municipal promove diversos espectáculos de índole cultural.

Sem comentários:

Enviar um comentário