quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Sócrates não quer ser Presidente

                   
                     

Vai passar muito tempo até querer voltar à política activa

O antigo primeiro-ministro português José Sócrates afastou a possibilidade de ser candidato a Presidente da República, apesar de afirmar "não ter vontade" de se afastar da política, numa entrevista publicada hoje no jornal moçambicano O País.
"Não vou candidatar-me", disse o antigo líder socialista, sobre uma eventual corrida a Belém, acrescentando não ter ambição de se candidatar a nenhum cargo nem sentir esse impulso.

"Quando nos candidatamos, não são os outros que nos motivam, temos que ser nós próprios a sentir essa vontade de fazer, de servir o seu país, de dar o seu contributo, mas não sinto essa motivação e não quero regressar à vida política activa", disse Sócrates.

"Não ponho de lado nada para o futuro, mas nos próximos anos não. Vai passar muito tempo até que eu tenha vontade de voltar à vida política", acrescentou.

"Para já, o que eu desejo é manter-me numa posição de quem participa no debate político, não tenho nenhuma vontade, não sinto nenhum chamamento, nem apelo interno", reforçou Sócrates.

Antes, recordando o seu passado, o antigo primeiro-ministro afirmou-se um "político realizado" e "sem vontade" em se afastar da política.

"Agora, quero beneficiar desse novo estar de felicidade de quem se representa a si próprio", acentuou.

Na entrevista, que será também transmitida esta noite no canal televisivo STV, do grupo Soico, que detém O País, o ex-primeiro-ministro acusou a liderança europeia de "conduzir o continente para a desconfiança" entre norte e sul.

"Nunca se verificou algo igual, facto que leva a desconfianças mútuas que põem em causa a confiança que os membros da União Europeia devem ter uns com os outros", disse.

"Grande parte da política europeia produzida nestes dias é uma política que se baseia não na vontade de ir mais além na Europa mas numa ideologia que é de direita", acrescentou Sócrates.

"Alguns europeus pensam que a crise não é deles, estão equivocados. Esta crise é de toda a Europa e aqueles que negam, mais tarde ou mais cedo acabarão por ser vítimas dela, a começar pela Alemanha", reforçou.

O antigo primeiro-ministro é recordado em Moçambique como o político português que, em 2007, fechou o "dossier Cahora Bassa", que se arrastava desde a independência do país, em 1975, e o próprio afirmou não perceber "tanta demora" na entrega do empreendimento a Maputo.

"Não compreendo porque, antes de mim, não se resolveu este problema. Aquilo era uma marca de um colonialismo que não tinha razão de ser, que podíamos já ter resolvido, infelizmente arrastou-se durante muito tempo, talvez por múltiplas culpas, não interessa agora fazer esse juízo", disse José Sócrates.  Por: Lusa/SOL


www.dailymotion.com
"Eu não vinha preparado para isto", disse a determinada altura José Sócrates, revelando o que pensava daquele julgamento. "Mas eu vou-me preparar e daqui a 15 dias voltamos a convers


Outros Relacionados:





finito
27.08.2013 - 19:43

José Sócrates foi diferente. Com a sua governação Portugal adquiriu valioso património cultural e científico, as nossas escolas públicas incomodaram os mercenários do ensino privado, a mediocridade que campeia em muitos setores sentiu-se ameaçada, as crianças começaram a aprender inglês no ensino básico, para terem, pelo menos, ao longo do seu percurso escolar, 10 a 12 anos desta língua universal, instrumento fundamental para a nossa economia, a ciência deu um enorme pulo em frente, nas novas gerações surgem novas e modernas elites que incomodaram o bolor, o reumático e o reacionarismo das velhas elites alapadas no Estado, Portugal ganhou estatuto internacional pelas coisas mais positivas.

Tivesse o PEC IV sido aprovado e os portugueses, passando, é certo, por dificuldades, teriam prosseguido na senda do progresso. Não é por acaso que os actuais governantes são forçados a agarrarem-se às políticas desenvolvidas pelos governos de José Sócrates para conseguirem algum falso brilho.

Nos governos de José Sócrates havia inteligência, responsabilidade, competência, sentido de Estado, respeito pela democracia e uma grande ambição relativamente ao futuro.

Mas os fermentos que lançou farão, mais tarde ou cedo, levedar um progresso efectivo para as novas gerações.

José Sócrates foi um Diamante que apareceu na vida política portuguesa.

Abri os olhos, assumam o vosso dever de zelar pelos interesses da pátria e dos vossos descendentes e concluirão que José Sócrates ergueu a bandeira do futuro. Quer devemos prosseguir.

As futuras gerações vão chamar um figo a todas as iniciativas tomadas pelos governos de José Sócrates e ainda lamentarão não se ter implementado o TGV, novo Aeroporto, etc.. Um maná do céu para elas. 

Sem comentários:

Enviar um comentário