quarta-feira, 24 de julho de 2013

BPN Rui Machete Omissão na SLN

Passagem de Rui Machete pela SLN omitida da biografia oficial

Histórico social-democrata vai ser o novo ministro de Estado e dos Negócios
Estrangeiros.
A passagem do ministro nomeado dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, pela SLN, sociedade gestora do BPN, não consta na biografia enviada aos órgãos de comunicação social pelo gabinete do primeiro-ministro.

O histórico social-democrata, de 73 anos, vai ser o chefe da diplomacia portuguesa, cargo até agora ocupado por Paulo Portas, que é promovido a vice-primeiro ministro.

A tomada de posse está marcada para esta quarta-feira, no Palácio de Belém.

"Escolha de muito mau gosto"
O coordenador político do Bloco de Esquerda já criticou a nomeação de Rui Machete como ministro devido à sua passagem pelo conselho superior do grupo BPN/SLN.

“Uma palavra de protesto pela escolha de Rui Machete. Rui Machete foi, durante muitos anos, presidente do conselho superior do grupo BPN/SLN, teve um posição de grande responsabilidade, muito proximidade ao que se verificou naquele grupo e que nós todos hoje sabemos, até porque estamos a pagar muitos milhões de euros que as fraudes sucessivas no grupo BPN/SLN  provocaram”, afirma João Semedo.

Para o líder bloquista, trata-se de “uma escolha de muito mau gosto” e o "Presidente da República ao aceitar a nomeação e Pedro Passos Coelho ao propor o nome de Rui Machete, mostram arrogância e displicência relativamente aos portugueses, à opinião pública.

"Pode-se falar de falta de vergonha nesta escolha. O passado de Rui Machete não recomenda nem aconselha a sua nomeação”, conclui João Semedo.

Em Julho de 2011, o Bloco de Esquerda já tinha considerado “lamentável” a escolha de Rui Machete para vice-presidente da mesa da assembleia geral da Caixa Geral de Depósitos (CGD), devido à sua passagem pelo sociedade gestora do BPN.

No entanto, em Abril de 2009, na comissão de inquérito à nacionalização do BPN, Rui Machete defendeu-se. O antigo presidente do conselho superior da SLN disse que nada sabia em pormenor do que se passava no BPN. “Pelo
conselho superior, os seus membros não tinham um conhecimento minucioso do que se passava no banco. Houve um ponto que me impressionou negativamente que foi a circunstância de nos seus relatos o banco se apresentar um pouco como um one man show.” Por: RR














Outros relacionados:   
 BPN Duarte Lima                                                                   BPN e a Bancarrota do País
BPN - Mira Amaral convida Passos                                Depois do BPN Segue-se a CGD !!! ???
Cuico Versos Submarinos e BPN                                   BPN Francisco Louça no Parlamento
Anedotas Assalto ao BPN Loucuras Sexuais            BPN A Maior Burla de Sempre em Portugal
Prós e Contras - Mauro Sampaio - 15-10-2012      BPN A Fraude sem Castigo                                
BPN-Falência provocava queda de 4% na ...           BPN 3 anos Subsídio Férias e Natal
Venda do BPN pouco transparente                      Paulo Morais BPN foi Formado por Políticos



Cargos sociais Machete esteve ligado a cinco bancos... ao mesmo tempo
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, ocupou entre 2008 e 2009, cargos sociais em cinco bancos concorrentes – BPI, BCP, CGD, SLP e BPP, avança o jornal Público desta quinta-feira. O Banco de Portugal já veio a dizer que só o podem fazer “pessoas cuja idoneidade e disponibilidade dêem garantia de uma gestão sã e prudente”. Fonte: Noticias Ao Minuto

A remuneração do agora ministro nos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, enquanto presidente do Conselho Superior da Sociedade Lusa de Negócios (SLN), terá sido paga através de dinheiro transformado em apólices de seguro de vida para fugir ao Fisco
Rui Machete, à época presidente do Conselho Superior da SLN, terá sido pago nessa qualidade, recebendo por presença em cada reunião mais de mil euros, através de uma das principais sociedades offshore do grupo BPN, a Jared Finance.
Fonte: Noticias Ao Minuto


Sem comentários:

Enviar um comentário