terça-feira, 2 de abril de 2013

15 Crias de Lince Ibérico Nascem Em Silves

                           


Quinze crias de lince ibérico nascem em Silves

O projeto de reprodução em cativeiro do felino mais ameaçado do mundo continua a dar frutos. Nasceram quinze novas crias. O Expresso mostra mães e filhos.

Bisnaga, Flora, Fruta e Fresa são as mães das 15 novas crias de lince ibérico que nascerem desde o início de março no Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico (CNRLI), em Silves, no Algarve.

O parto mais recente aconteceu a 19 de março, com a fêmea Fruta a dar à luz cinco crias, fruto do seu acasalamento com o macho Drago. Tantas crias numa só ninhada é considerado "um caso extremamente raro em cativeiro", refere Rodrigo Serra, o veterinário e diretor do CNRIL. Até aqui, só conhecia "um caso semelhante ocorrido há 20 anos, mas em liberdade no Parque Nacional de Doñana, em Espanha".

Este é o terceiro parto de Fruta, que contava já com quatro descendentes sobreviventes, e durou quatro horas. "Os tempos de parto vão de uma hora a 12 horas dependendo da experiência das fêmeas, do número das crias e de se tratar ou não de parto normal", esclarece o veterinário.

A temporada de partos de 2013, começou a cinco de março, com Bisnaga a parir quatro crias numa das caixas-ninho das instalações deste centro. As novas crias ainda não têm nome, mas já "têm os olhos abertos, gatinham de forma hesitante e já começaram a explorar o mundo exterior, saindo da caixa", conta o diretor do CNRLI.

Mais preparada para as novas funções, Bisnaga acolheu os filhotes "de forma extremosa", segundo Rodrigo Serra, e "ultrapassou as dificuldades que tivera nas duas temporadas anteriores, em que acabara por abandonar as ninhadas". Depois de terem ainda mamado o colostro da mãe nas primeiras horas de vida, Janes e Juromenha, as duas filhas de 2012, tiveram de ser alimentadas artificialmente por humanos até aos 71 dias de vida, altura em foram aceites pela mãe que, então, as ensinou a caçar.

Os outros dois partos da temporada aconteceriam a 18 e a 23 de março. Primeiro foi Flora a parir quatro crias, e depois Fresa que deu à luz mais duas. 

O Centro de Reprodução de Silves alberga ainda os 17 linces ibéricos que sobreviveram à temporada de 2012 (outros quatro morreram nos primeiros dias de vida) e que estão a ser preparados para ser reintroduzidas no meio natural, em breve, em território espanhol. Por cá ainda não estão encontradas as condições para serem libertados no espaço selvagem.
Expresso/Carla Tomás/ 2 de abril de 2013



Linces nascidos em Silves são libertados em Espanha

Dois dos linces ibéricos nascidos no programa de reprodução em cativeiro do lado português vão ser amanhã devolvidos à natureza, na Andaluzia espanhola. Por Carla Tomás 20 de junho de2013/Expresso
'Janga' (à esq.) e a mãe 'Flora'. A mais pequena, uma das crias nascidas em 2012 em Silves, já foi libertada na Andaluzia
'Jazz' e 'Joaninha' são os dois últimos lince ibéricos, de um grupo de onze nascidos há um ano, no Centro Nacional de Reprodução de Lince Ibérico (CNRLI), de Silves, no Algarve, que amanhã serão libertados na natureza, em Guarrizas, na Andaluzia.

Fazem parte do programa ibérico de conservação da espécie de felino mais ameaçada do mundo e representam o fecho do "processo de soltas" de 2013. Desde 14 de março, já foram libertados em terreno andaluz - Donana, Guarrizas e Guadalmellato - nove linces nascidos em Silves e oito nascidos em Espanha.

Entre os nove de "alma" portuguesa que já iniciaram nova vida no matagal mediterrânico do país vizinho - uns a 5 e outros a 18 de junho -constam 'Joio', 'Janeira', 'Jeropiga', 'Joeira', 'Jembe', 'Jiga', 'Jed'i, 'Jam' e 'Janga'. São seis fêmeas e cinco machos nascidos no CNRLI, em 2012. Fazem parte das primeiras ninhadas bem sucedidas neste centro de reprodução em cativeiro, dirigido pelo veterinário Rodrigo Serra. Ali aprenderam a caçar e a sobreviver na natureza.

Agora serão seguidos pela equipa do projeto Iberlince por rádio (VHF) e via satélite, já que possuem colares GPS e está montado um sistema de videovigilância em alguns pontos do território onde são soltos.

A cerimónia de libertação de 'Jazz' e 'Joaninha' contará amanhã com a presença das autoridades de conservação da natureza de Portugal', e das comunidades autónomas de Andaluzia e da Extremadura. Segundo o comunicado enviado pelo Instituto de Conservação da Natureza e da Floresta (ICNF), "é um momento que simboliza o contributo do programa ibérico ex-situ para a conservação da espécie na natureza e, simultaneamente, a cooperação interinstitucional e internacional".

Em 2013, nasceram em Silves mais 17 crias, "15 das quais estão também a ser preparadas para adquirirem os comportamentos necessários à sua sobrevivência no meio natural", indica o comunicado do ICNF. E adianta que contam poder usar estes animais para futuras ações de reintrodução nas áreas que reunam "condições suficientes para potencialmente albergar uma população de lince viável no futuro".

Para já, não existe nenhuma área com estas características em solo português, mas várias estão a ser preparadas com o apoio do projeto ibérico Iberlince, cofinanciado pelo programa europeu LIFE.

A futura existência de populações de linces à solta em Portugal "dependerá" segundo o ICNF, "da vontade das pessoas, e por isso conta-se, em particular, com o envolvimento da população local".

Mas pode ser que algum destes, em breve, resolva fazer uma visita por cá, como aconteceu com 'Hongo', que há umas semanas foi visto a deambular na região do Cercal, na costa alentejana.

Sem comentários:

Enviar um comentário