domingo, 24 de março de 2013

Os Culpados da Situação do País

                            
    
A coerência desta gente é assustadora
                     
  Banqueiros culpados da crise e do pedido do resgate.

Ontem, 26 de Abril Durão Barroso numa entrevista na TV disse, o que levou o país e a europa a esta situação/crise, foi a ganância dos bancos.  Então não foi Sócrates? Os pulhas confessam-se finalmente.         
                                  
                        A verdade pode demorar, mas acaba por chegar
                                    
                      Um País inteiro a olhar para a azinheira e só Passos vê a Senhora luminosa
                                    
No Final do Vídeo :- A situação a que chegámos não foi uma situação do acaso. A União Europeia financiou durante muitos anos Portugal para Portugal deixar de produzirnão foi só nas pescas, não foi só na agricultura, foi também na indústria..

                                                         
                        Os Banqueiros deviam ter vergonha de sair à rua.

                                    
A Dívida Privada é muito superior à dívida Pública. Porque ninguém fala disso.               O que se passa então para a dívida subir em flecha? Foi porque o Estado passou a gastar muito mais na saúde, no ensino, na investigação? Não! A subida em flecha da dívida pública deu-se devido à quebra de receitas provocadas pela crise, porque no essencial o Estado tomou nas suas mãos o desendividamento e a capitalização da banca. Carlos  Carvalhas

                       


Afinal quem é o culpado da situação em que Portugal se encontra? 
Estou farto de ver muitos dos responsáveis a sacudir a água do capote. Como diz Rui Rio:-A culpa não é de uma só pessoa e de um só partido. Desde logo nunca vi a Oposição que não exigisse, mais regalias, mais estradas, mais chafarizes e mais rotundas. Os Sindicatos e os trabalhadores reivindicavam sempre mais dinheiro
e mais regalias e a Oposição apoiava. Depois o que dizer de Cavaco que foi como primeiro ministro quando se acabou com a agricultura, as pescas e a industria. Foi o tempo em que mais dinheiro entrou para modernizar o País e o que se fez não passou de umas estradas IP a que chamou de auto-estradas e os amigos umas vivendas com piscina e ainda a compra de Mercedes e Ferraris. A terminar isto tudo a grande culpada foi a CEE, pois como diz António Costa fizemos o que ela nos mandou e Carlos Carvalhas avisou 15 anos antes o que ia acontecer, conforme Link que deixo em baixo. Cavaco; Sócrates e em parte Passos e o grande erro foi ter ido além da Troika, fizeram o que lhes mandam e fomos sempre considerados bons alunos, mas sempre nos lixámos. Enquanto Cavaco e Passos destruíram a economia, Sócrates puxou por ela e esta é a grande diferença que existe. Uns deram um passo atrás, outros deram dois em frente.Por: Toni




CARLOS CARVALHAS NO ENCONTRO NACIONAL DO PCP

«(...) Em relação à dívida do país em primeiro lugar é preciso recordar que a dívida privada é superior à dívida pública, coisa que esses senhores sempre escondem.

Segundo, é preciso também lembrar que em relação à dívida pública Portugal em 2007, ano em que a crise rebentou tinha uma dívida de 68,4% do PIB, ao nível da zona Euro, inferior à de países como a Itália, Bélgica, praticamente igual à da França e da Alemanha.

O que se passa então para a dívida subir em flecha? Foi porque o Estado passou a gastar muito mais na saúde, no ensino, na investigação? Não! A subida em flecha da dívida pública deu-se devido à quebra de receitas provocadas pela crise, porque no essencial o Estado tomou nas suas mãos o desendividamento e a capitalização da banca. 

Os trabalhadores, os pensionistas e os pequenos e médios empresários têm estado a pagar o desendividamento da banca ao serviço dos banqueiros e dos grandes accionistas. Não é só o caso dos milhões e milhões enterrados no BPN, no BCP, no BPP, no Banif, são também os milhões que a banca ganha com o Estado, comprando dívida pública que lhes rende juros de 4,5,6% e que depois os deposita no BCE como colaterais, recebendo iguais montantes a 0,25%, os milhões que recebem em benefícios fiscais, os milhões que têm ganho com as PPP's e até com as rendas excessivas, pois no final são eles que estão por detrás de tais operações e empresas! (...




Panorama Empresarial - Dívidas 

1) A maior parte das "grandes" empresas em Portugal já não são portuguesas, ou foram compradas por estrangeiros.

2) Segundo o Banco de Portugal, as Empresas não financeiras tem dívidas superiores ÀS DO ESTADO:
a) Microempresas, 321.000 devem 72,49 mil milhões
b) Pequenas empresas, 49.000 devem 45 mil milhões
c) Médias empresas, 6.000 devem 46,83 mil milhões
d) Grandes empresas, 1.000 devem 89,36 mil milhões
e) Sociedades de gestão de participações não financeiras, 3.000 devem 50,77 mil milhões
TOTAL: 370 mil empresas DEVEM 304,48 MIL MILHÕES, quando a Dívida do Estado incluindo as Câmaras e as Empresas Públicas são 272,96 MIL MILHÕES... [Boletim Estatístico, Cap. A.20]

3) PORÉM, diz o Banco de Portugal:
"existiam, em 2012, cerca de 370 mil empresas não financeiras em Portugal, (...). A esmagadora maioria dessas empresas são de pequena ou média dimensão". O QUE SIGNIFICA QUE ELAS ESTÃO TODAS ENDIVIDADAS.

4) No entanto, ainda segundo o BdP, elas POSSUÍAM ACTIVOS de 650 mil milhões, equivalentes a "94,5% do total do ativo das empresas não financeiras"!!! [Nota de Informação estatística de Outubro 2013].

DUVIDO QUE AS 366.000 PMEs com dívidas de 164,32 MIL MILHÕES, ou mesmo as GRANDES que devem 89,36 mil milhões, SE MUDEM PARA OUTROS PAÍSES...

Os PARTICULARES devem 158,6 mil milhões E TAMBÉM PAGAM IMPOSTOS!!!
... Por: 
Olisipone


UM RECORD PARA O GUINNESS - A MAIOR DÍVIDA DE SEMPRE

Jorge Nascimento Rodrigues, lembra que o Governo de Passos & Portas bateu um record muito velhinho, que subsistia desde o século XIX: a dívida pública atingiu 129% do PIB no final de 2013, valor certificado agora pelo FMI, pela Comissão Europeia e pelo Banco de Portugal. 


Sabia-se que a queda do record estava iminente. Em 2012, o Governo igualou o rácio da dívida pública face ao PIB atingido em 1892, que se elevou a 124% [cf. Jorge Nascimento Rodrigues, Portugal na Bancarrota - Cinco séculos de História da Dívida Soberana Portuguesa -http://www.centroatl.pt/titulos/desafios/bancarrota/]. Agora, apossou-se deste record que tem barbas. Nem se percebe por que Passou Coelho não aproveitou a subida ao palanque no congresso para comemorar esta proeza única. Verdadeiramente histórica.

 Este governo PSD/CDS aumentou a dívida pública em três anos, mais que Sócrates em seis. 




Com 90% do PIB de dívida em 2011 era a bancarrota. Com 135% o que é? A recuperação?
Dívida sem depósitos aumenta: chegou a 202,4 mil milhões de euros, valor mais...
DN.PT|DE CONTROLINVESTE

QUADRATURA DO CÍRCULO
Paulo Jorge Costa Ferreira
Tenho uma triste notícia para dar aos comentadores e analistas políticos. Podem todos passar a dedicar-se à agricultura porque António Costa, em menos de 3 minutos, disse tudo, TUDO! Há instantes na "quadratura do círculo". E aqui está textualmente o que ele disse (transcrevi manualmente):

A situação a que chegámos não foi uma situação do acaso. A União Europeia financiou durante muitos anos Portugal para Portugal deixar de produzir; não foi só nas pescas, não foi só na agricultura, foi também na indústria, por ex. no têxtil Nós fomos financiados para desmantelar o têxtil porque a Alemanha queria (a Alemanha e os outros países como a Alemanha) queriam que abríssemos os nossos mercados ao têxtil chinês basicamente porque ao abrir os mercados ao têxtil chinês eles exportavam os teares que produziam, para os chineses produzirem o têxtil que nós deixávamos de produzir.
E portanto, esta ideia de que em Portugal houve aqui um conjunto de pessoas que resolveram viver dos subsídios e de não trabalhar e que viveram acima das suas possibilidades é uma mentira inaceitável. Nós orientámos os nossos investimentos públicos e privados em função das opções da União Europeia: em função dos fundos comunitários, em função dos subsídios que foram dados e em função do crédito que foi proporcionado.
E portanto, houve um comportamento racional dos agentes económicos em função de uma política induzida pela União Europeia. Portanto não é aceitável agora dizer… podemos todos concluir e acho que devemos concluir que errámos, agora eu não aceito que esse erro seja um erro unilateral dos portugueses. Não, esse foi um erro do conjunto da União Europeia e a União Europeia fez essa opção porque a União Europeia entendeu que era altura de acabar com a sua própria indústria e ser simplesmente uma praça financeira. E é isso que estamos a pagar!”



                                


Outros Relacionados:
Despesa Pública os números do PSD e do PS     Carvalhas há 15 anos Costa hoje e Eça 1871
Contas Públicas Mentiras e Falsidades                 Os números de Cavaco e Sócrates
Estudo do Economista Álvaro                              
Euro e os Custos de Financiamento
PPP - Pouparam 36 milhões nos últimos anos      O Que é o BCE
Dívida Privada um Problema para Portugal           Sabem o que é o banco americano Goldman ...
Resgate a Portugal Não era necessário                BPN e a Bancarrota do País
Transparência - Carlos Moedas                             Confissões Assassinos económicos Iraque
Austeridade Nobel da Economia Joseph Stiglitz    A Governação dos seis anos de Sócrates
As Reformas de Sócrates em 6 anos


Opinião de Santana Lopes Sobre Sócrates


P. Sócrates foi um reformista?
R. Foi um primeiro-ministro com visão em várias áreas. Ele era vários deuses ao mesmo tempo, depois caiu em desgraça e passou a ser o culpado de tudo. Isso é caricato. Ele foi um primeiro-ministro com várias qualidades, um chefe de Governo com autoridade e capaz de impor a disciplina no seio do seu Governo.  Entrevista a Santana Lopes.  Até tu Santana.

Por: Bárbara Reis e Margarida Gomes/ P/16/ 03/ 2014  



Há alguns bons largos de anos era comum ouvir da boca da maioria dos Portugueses que Portugal não se desenvolvia por falta de infra-estruturas...
Mudou-se de paradigma com previsíveis custos, fizeram-se estradas para
combater a desertificação e permitir a residência no interior da industria, construíram-se pontes para aproximarem os Portugueses, construiram-se barragens para diminuir a depêndencia energética e irrigar terras para o desenvolvimento da agricultura, fizeram-se e melhoraram-se aeroportos e portos, construiram-se Escolas e Universidades para desenvolver o ensino, fizeram-se hospitais para melhorar a saúde...
Hoje o que dizem alguns Portugueses os que estão mais de acordo com a politica corrente??? Pois... Portugal gastou mais do que devia é tudo obra supérfula, e dizem isto como se Portugal por destino tem que ser um País de miseráveis!
É triste que tenhamos políticos que perante as infra-estruturas existentes não procurem tirar proveito delas e assim criar riqueza para pagar as dividas por elas geradas, mas servem-se delas, dessas obras, para criticar quem as fez porque a única coisa para que elas serviram e servem, segundo eles, foi para criar dívida!
É este o Governo que temos, um Governo sem luz sem ideias e que vê nas infra-estruturas criadas algo que não sabe fazer com elas!
Comentários para quê ?!?!?! Isto é Portugal !!! (embora com a bandeira às avessas). Por: Brilhantina.





Aqui poderás ver 7 mitos e mentiras contadas sobre os portugueses, que te irão deixar impressionado com a realidade! Dizem uma coisa sobre nós portugueses, mas afinal a verdade é outra!
mentiras_contadas_aos_portugueses

1. Os portugueses trabalham pouco. Os alemães trabalham muito. Mentira. A jornada de trabalho em Portugal é uma das maiores da Europa desenvolvida. Comparados com os alemães, os portugueses trabalham mais 324 horas todos os anos, mas levam para casa menos 7484 euros.

2. Os portugueses andaram a viver da mama da Europa, paga pelos alemães. Mentira. Com a entrada na UE, Portugal ganhou apenas 0,4% do PIB (fim da lista). Já a Alemanha encabeça o ranking com um aumento de 2,3%.

3. Os portugueses têm demasiados feriados. Mentira. Em Portugal há 10 feridos (antes havia 14). A Finlândia tem 15, a Espanha 14, a Eslováquia 13, a Áustria 12, enquanto a Suécia, a Itália, a França e a Dinamarca têm 11. Na Alemanha há entre 10 a 13 feriados, conforme os estados (länders).

4. Há demasiados portugueses que são funcionários públicos. Mentira. Temos, 575 mil e têm vindo a diminuir. Em 2008 (quando eram mais do que agora), eram 12,1% da população ativa. A média dos 32 países da OCDE é de 15%. A Dinamarca e a Noruega têm cerca 30%. O peso dos vencimentos dos funcionários públicos, em Portugal, em relação ao PIB, é inferior à média da UE e da zona euro: 10,5% em Portugal, 10,6% na zona euro, 10,8% na UE, mais de 18% em países como a Dinamarca ou a Noruega.

5. Os portugueses não produzem o suficiente para ter saúde, educação e segurança social públicas e de qualidade. Mentira. Os trabalhadores portugueses entregam mais ao Estado (em contribuições e impostos diretos e indiretos) do que recebem em serviços públicos, sendo que na maioria dos anos até há excedente (os trabalhadores deram mais do que receberam do Estado).

6. Os portugueses viveram acima das suas possibilidades e andaram a fazer crédito para carrões e férias na República Dominicana que não podiam pagar. Mentira. Em 2009, o crédito habitação era quase 80% do volume global de empréstimos contraídos por particulares. Uma decisão absolutamente racional, considerando que alugar casa era muito mais caro, logo, isso sim, seria viver acima das possibilidades.


7. Os portugueses são um povo de brandos costumes. Mentira. Só nos séculos XIX e XX, contam-se milhares de mortos em guerras civis e revoluções. Foi o Estado Novo que inventou o chavão, numa operação de manipulação da nossa identidade. Para andarmos caladinhos e quietinhos.



O manifesto e José Gomes Ferreira

José Gomes Ferreira é a versão do Relvas travestido, mas também do Velho do Restelo Salazarento Medina Carreira e faz parte do lixo tóxico do Camilo Lourenço. É esta gente que todos os dias vemos na televisão a defender o governo tentando influenciar opiniões. Pouco mais sabem fazer do que culpar Sócrates por todas as desgraças. Nunca referem que a dívida privada é superior à publica, mas também que foram injetados milhões e milhões no BPN,BPP, BSNIF, BCP e de um modo geram em toda a banca, ou seja salvaram a banca para deixar morrer as pessoas. O Euro é uma moeda demasiado forte que interessa à Alemanha, mas não aos Países periféricos, como Portugal. É por isso que George Soros acha que a Alemanha devia sair do mesmo para que os Países do Sul recuperassem. Desonestamente continuam sempre a bater na mesma tecla das PPP quando em 2012 custaram 0,76% do PIB, segundo as palavras de Sergio Monteiro na Comissão de Inquérito. Pergunto se é isto ruinoso para o Estado, como estes arautos da desgraça e defensores do governo querem fazer crer. Quanto às eólicas são o futuro e já asseguram uma grande parte do consumo de energia. Não percebo como continuam a diabolizar tais investimentos, mesmo que inicialmente tenha alguns custos, mas no futuro será um beneficio louvável. Em relação à tão apregoada recuperação das exportações que este governo não se cansa de salientar elas devem-se a dois investimentos feitos no tempo de Sócrates que por sinal ocupam o primeiro e o segundo lugar, ou seja a refinaria da GALP em Sines e da Portucel em Setúbal. Destas verdades não falam estes senhores. Também não falam que em dois anos este governo de incompetentes já fez subir mais a dívida em dois anos que Sócrates em Seis. Sócrates recebeu uma dívida de 68% das mãos de Santana Lopes, com a crise Internacional e Europeia elevou-a para 94% e já vamos em 131,4% do PIB e continua a aumentar, apesar dos cortes nas pensões, salários, aumento brutal de impostos, vendas das jóias da Coroa, como EDP,REN, ANA, CTT etc. etc.. Não é por repetirem uma mentira vezes sem conta que a mesma algum dia vira verdade.
http://viriatoapedrada.blogspot.pt/2014/02/divida-passos-e-portas-bate-record.html
http://viriatoapedrada.blogspot.pt/2014/03/juros-porque-caem-na-zona-euro.html
http://viriatoapedrada.blogspot.pt/2013/02/ppp-custaram-076-do-pib-em-2012.htmlhttp://viriatoapedrada.blogspot.pt/2013/10/portugal-auto-suficiente-e-lider-em.html
http://viriatoapedrada.blogspot.pt/2013/11/energias-renovaveis-5-mil-empregos.html
http://viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/12/carvalhas-ha-15-anos-costa-hoje-e-eca.html
http://viriatoapedrada.blogspot.pt/2013/03/os-culpados-da-situacao-do-pais.html
>br />


















Sem comentários:

Enviar um comentário