terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Governantes "não estão à altura do momento"



D. Manuel Martins, o apelidado Bispo Vermelho, sustenta que os ministros "não dominam os conteúdos da governação e não têm pedagogia na relação com o povo". Em entrevista, ao JN, o bispo emérito diz ainda que "a Igreja não tem prestado atenção a esta transformação do mundo".

Fonte: http://www.jn.pt/multimedia/video.aspx?content_id=2963145

D. Manuel Martins Governo "não está à altura" e a Igreja "está atrasada"
O bispo emérito de Setúbal, D. Manuel Martins, considerou em entrevista ao Jornal de Notícias (JN), que o Governo e os ministros que o compõem "não estão à altura do momento" que o País vive, questionando mesmo como pode “uma pessoa sem experiência nenhuma governar um país”. Em relação à Igreja, D. Manuel Martins entende que “está atrasada” no tempo.

Em entrevista ao JN, bispo emérito de Setúbal, D. Manuel Martins, comentou a actual situação do País, defendendo “os nossos governantes não estão à altura do momento” apesar de reconhecer que “governar é uma [tarefa] muito difícil”.
“Temos que partir deste princípio, até o governo da própria casa é muito difícil. Agora parece-me também, isto com todo o respeito, que os nossos governantes não estão à altura do momento”, afirmou D. Manuel Martins.
Neste sentido, o bispo emérito de Setúbal sugeriu que um ministro, antes de aceitar sê-lo, devia ser sujeito a "uma junta qualquer de especialistas independentes que fossem capazes de julgar das capacidades que a pessoa tem ou não tem para governar, porque é muito difícil governar”.
“Uma pessoa sem experiência nenhuma como é que vai governar um País?” questionou D. Manuel Martins, reforçando que os actuais responsáveis do Executivo “não dominam os conteúdos da governação e (…) não têm pedagogia governativa, mesmo até na relação com o povo”.
Sobre a posição da Igreja, o bispo sustentou que “está atrasada, não tem prestado atenção a esta transformação do mundo”.
“A igreja tem que ter em atenção as conquistas da ciência e da técnica, bem como as transformações comportamentais que vão acontecendo no Mundo, tem que ter em atenção este domínio da filosofia económica que impera sobre o Mundo como uma religião fanática, a Igreja tem que ver isto com muita atenção e despertar as pessoas para esta realidade”, defendeu.
Artigo: Notícias Ao Minuto



Outros Relacionados:
DJanuário - Este Governo é corrupto                    DJanuário Bispo das Forças Armadas
 Orçamento de Estado para 2013                             Entrevista Passos Coelho TVI OE 2013
Bardamerda e caladinhos austeridade em 30 ...       Passos Coelho vaiado na Rua.... e em Casa
Marques Mendes Assalto à classe média                  Proposta para a RTP é o "negócio da China"
Marcelo ataca Passos de falta de liderança             17 Novos Provérbios Populares Portugueses
Helena Roseta Este governo rouba os pobres        Bagão Félix Subida de impostos Terramoto Fiscal
 Insolvências 50 e 858 sem emprego por dia            Silva Lopes acusa Governo
Ferreira Leite defende chumbo Orçamento 2013   Ninguém pára a revolução
RTP 36 especialistas nomeados por este governo  13 motoristas nomeados por Passos Coelho
   




D. Manuel Martins contra submissão ao «lucro»

Antigo bispo de Setúbal diz sofrer pela situação do «pobre povo» português e pela «certeza» de que a crise vai continuar

D.R.
Lisboa, 18 dez 2012 (Ecclesia) – O bispo emérito de Setúbal, D. Manuel Martins, criticou o modelo económico-financeiro seguido em Portugal, afirmando que sofre com as consequências da crise na população e que a Igreja Católica está a falhar na sua missão.
O sistema predominante no Ocidente “é uma espécie de religião fundamentalista seguida pelos poderosos que passam a vida ajoelhados diante do lucro e do dinheiro, sugados de todas as formas possíveis e imaginárias” a quem “menos pode defender-se” e a quem “cada vez pode menos”, declarou em entrevista à ECCLESIA, que pode ser acompanhada esta quarta-feira na RTP 2 (18h00).
A austeridade causada por Portugal estar “num poço sem fundo e nem sequer ter dinheiro para comprar a corda para se salvar”, é uma “imposição sobre os pobres, e agora já sobre os menos pobres”, que “estão a ser sacrificados naquilo que é o mais sagrado”, ou seja, “o direito a uma vida digna”, sublinhou.
“Sofro muito com a situação que o nosso pobre povo está a viver e pela certeza de que esta realidade vai continuar por muito tempo”, referiu D. Manuel Martins, acrescentando que “grande parte da população vive no escuro do desespero”.
Os portugueses têm “a ilusão de viver num regime democrático”, mas que na realidade está dominado “por mil ditaduras”, como é o caso do “medo do hoje, do amanhã, de perder o trabalho, de não poder resolver este problema e aquele, de deixar a casa”.
Para o prelado o governo deve comprometer-se a dar “condições minimamente necessárias” para que “as pessoas possam ter a certeza, tanto quanto é possível, que o pão da sua mesa nunca vai faltar”.
Referindo-se à legislação laboral, D. Manuel Martins diz-se “espantado” por ver “como é que ninguém na Igreja denunciou muitas das medidas do Código Laboral que nada têm a ver com os direitos consignados na Constituição”.
A Igreja Católica, que devia “apontar outros horizontes”, está a “cumprir só metade da sua missão, que é dar de comer a quem tem fome”, faltando-lhe a tarefa “importante” de “descobrir as causas [da pobreza]”, apontou.
Ao mesmo tempo o prelado mostra reservas quanto às paralisações: “Estamos numa situação tão grave que um português minimamente civilizado, consciente e responsável devia renunciar à greve, neste momento, para ver se, todos juntos, e com outras renúncias, somos capazes de pôr o comboio nos trilhos e começar a avançar”.
O antigo bispo setubalense considera que os políticos “não deixam de dormir, de comer e de viver descansados e regalados por causa do povo”, e deixa um aviso: “Estamos a pagar-lhes, e bem, para nos servirem. Portanto, cautela”.
“Não digo que mudem os políticos mas que mudem as políticas, pedagogias e modos de estar, não só ao nível de quem ocupa as cadeiras do poder mas sobretudo daqueles que estão com ânsia de as ocupar”, aponta, depois de censurar uma “filosofia económica desgraçada” que tem levado a casos de “fome”.
O prelado salienta que “Portugal está muito perto do abismo” e que 2012 “fica marcado pelo cataclismo que se abateu sobre a sociedade portuguesa”, que a mantém num clima de “muito desânimo, de muito medo”.
D. Manuel Martins sustenta que é preciso “pregar a esperança” de forma “insistente e convicta”, evitando no entanto o “risco” de “estar a alienar as pessoas”.
PTE/RJM/OC/Agência Ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário