domingo, 30 de dezembro de 2012

Dívida Sobe como no Tempo de Sócrates

                               


Dívida da 'troika' e de Sócrates sobem ao mesmo ritmo
Dívida do Estado cresceu 30 mil milhões de euros desde a intervenção externa, uma subida semelhante ao último ano e meio de Sócrates. Endividamento vai continuar em alta em 2013 e um perdão parcial teria vantagens, antecipam os analistas ouvidos pelo SOL.

Um ano e meio após o início da intervenção da troika em Portugal, a dívida do Estado continua a crescer a um ritmo semelhante ao dos últimos 18 meses do Governo de José Sócrates.
Segundo dados do IGCP (agora denominada Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública), a dívida directa do Estado subiu português 18,2% desde a entrada do Fundo Monetário Internacional (FMI), da Comissão Europeia (CE) e do Banco Central Europeu (BCE) no país.
Entre Junho de 2011 e Novembro deste ano, a dívida directa do Estado cresceu na ordem dos 30 mil milhões de euros, passando de 164,3 para 193,5 mil milhões de euros. Este aumento é quase equivalente ao registado no último ano e meio da governação socialista. Entre Novembro de 2009 e Junho de 2011, a dívida do Estado aumentou 24% passando de 130,2 para 164,3 mil milhões de euros – uma subida também na casa dos 30 mil milhões de euros, mostram os dados do IGCP.
Défices ‘alimentam’ subidasA política de austeridade e as medidas para controlar a dívida pública introduzidas pela troika não conseguiram, afinal, inverter a tendência da recta final do Executivo de Sócrates – um período marcado por emissões de dívida sucessivas para evitar o resgate financeiro, em que já tinham ‘caído’ a Grécia e a Irlanda. Os contínuos défices orçamentais do Estado têm obrigado o país a endividar-se para ‘tapar’ a diferença entre as receitas e as despesas.
Os analistas contactados pelo SOL são unânimes em considerar que a trajectória da dívida em 2013 deverá manter-se em sentido ascendente e ultrapassar a barreira dos 200 mil milhões de euros. A subida do endividamento do Estado poderá mesmo ser maior do que o esperado pelo actual Governo, uma vez que o objectivo para a execução orçamental do próximo ano não deverá provavelmente ser alcançado, antecipa Albino Oliveira, analista da Fincor, em declarações ao SOL.
A redução da dívida pública é um dos três pilares do programa de assistência da troika, mas até agora tem sido o que menos sucesso tem tido. Em cada visita ao país, os credores externos têm sido obrigados a rever em alta a evolução e os montantes da dívida pública nacional.
Desvio de 20 mil milhões
Quando desenharam o programa para Portugal, em meados de 2011, a troika estimou uma dívida pública de 182 mil milhões de euros para o final de 2012. Este valor já foi corrigido, várias vezes, e a previsão mais recente aponta para uma dívida pública de 198 mil milhões de euros. Ou seja, um desvio de quase 20 mil milhões, ou um quarto do envelope financeiro entregue a Lisboa.
É de notar que a dívida do IGCP é calculada de forma distinta da troika. Esta usa critérios da União Europeia que excluem, por exemplo, os certificados de aforro, mas trabalha com um perímetro de consolidação maior. O padrão de evolução da dívida é, no entanto, igual entre as duas.
Para alguns analistas, Portugal devia começar a negociar com os credores algum tipo de reestruturação da dívida. «A partir do momento em que a balança esteja equilibrada, um perdão parcial colocaria o país numa situação bastante favorável para o cumprimento bem sucedido do programa», defende Salvador Nobre da Veiga, da XTB Portugal, em resposta a questões do SOL.
E o regresso aos mercados, em Setembro de 2013, continua a ser visto como uma possibilidade muito remota, apesar da recente evolução positiva dos juros da dívida pública, que esta semana recuaram abaixo dos 7% no prazo a dez anos, consideram ainda os analistas. Com o elevado nível de dívida (120% do Produto Interno Bruto), uma recessão superior a 1% e um défice orçamental de 4,5% por cumprir, Portugal terá de receber uma ajuda extra por parte do BCE, acreditam.

Outros Relacionados:

O que é a dívida Pública                                                            Dívida pública está sem travão
Dívida Pública 119,1% do PIB para 2012                           Europa Três anos de crise da dívida
Alemanha Memoria Curta O Perdão da Guerra              Quem Paga o Estado Social Raquel Varela
Austeridade Nobel da Economia Joseph Stiglitz              Os números de Cavaco e Sócrates
 Portugal já esteve várias vezes na Bancarrota               O Euro e os Custos de Financiamento
José Gomes Ferreira Condições e Juros à Grécia         Contas Públicas Mentiras e Falsidades
O povo viveu acima das suas possibilidades                    Resgate a Portugal Não era necessário
Carvalhas há 15 anos Costa hoje e Eça 1871             Orçamento de Estado para 2013     
    
        

Estamos em presença de um Governo ou de uma matilha de mabecos que nos querem comer a carcaça.....
Como têm todos as mesmas tonalidades e manchas é dificil de distinguir quem é o líder da matilha...
Há quem chame chefe ao Passos Coelho.... mas isto de chamar chefe nada diz com aquela anedota dos papagaios.
Alguém numa loja queria comprar um papagaio e foi sabendo, junto do vendedor, o preço dos papagaios expostos e constatou que o preço do papagaio ia subindo consoante as suas habilidades, o que cada um sabia a mais fazer...
Até que perguntou pelo preço de um tal que também estava em exposição tendo o potência comprador ficado espantado com a exorbitância pedida!"
Quando perguntou as razões e quais as habilidades que o papagaio sabia fazer para ser tão caro, obteve a resposta do vendedor: ....
.......... Ele não sabe fazer nada mas como os outros (papagaios) o chamam de chefe.....

Sem comentários:

Enviar um comentário