domingo, 8 de julho de 2012

Apelo do Dr. Rath às pessoas da Alemanha

                       



        


Ourtros Relacionados:
Alemanha...Que falta de memória !!!!                      Apelo do Dr. Rath às pessoas da Alemanha
Alemanha ganha se pedir dinheiro                       O Euro e os Custos de Financiamento
Austeridade Paul Krugman Acabar com a crise já.    Krugman e Layard contra austeridade
austeridade é uma ideia Perigosa Mark Blyth      Falando de Impunidade PEC IV





















Dieter Dellinger
Para onde foi o dinheiro?
O BCE tem estado a emitir milhares de milhões de euros, mas aos mercados, sejam empresas ou consumidores, não chega nada. Todos os especialistas em finanças na zona euro perguntam pelo dinheiro; onde pára?
Até 2011, o BCE cedia créditos a curto prazo, primeiro ao dia ou à semana e depois a um ano, já em plena crise, e agora vai até aos cinco anos ilimitadamente a um juro insignificante. Em pouco mais de um ano emitiu mais dois biliões de euros quando nos dez anos anteriores só emitiu um bilião aproximadamente. Mas, os biliões não serviram ainda para fazer o mercado crescer, pelo que quando entrarem em circulação vão provocar uma tremenda inflação. O capitalismo europeu está em crise, não sabe para onde ir, nem o que fazer na Europa. Apenas pensam em produzir na China, Índia, etc.
O dinheiro é cedido pelo BCE sempre com dívida, podendo regressar ao BCE. É como essas matérias negras da física quântica que ninguém sabe o que é e tanto podem aparecer como desaparecer de todo.
Até ao início da crise em 2008, o BCE fazia leilões de dinheiro e entregava euros aos bancos que davam mais como garantia de títulos de tesouro ou obrigações de empresas. As emissões eram insuficientes, pelo que só alguns bancos conseguiam obter dinheiro e emprestavam a outros bancos porque também tinham dinheiro de outras origens e ganhavam muito com produtos ditos estruturados que nada valiam.
Isso acabou e os estados começaram a ter de pagar mais juros, mesmo quando o BCE descia a taxa diretora para valores inconcebivelmente mínimos. Os bancos e fundos lucravam, mas com risco. Hoje, há bancos alemães que recebem créditos do BCE a 0,75% por 5 anos e compram títulos de dívida alemães a 0,4%, o que agrada muito à Merkel que está a aumentar a dívida pública alemã em 17 mil milhões de euros a um juro insignificante. Por isso, resolveu investir na natalidade, orçamentando para os Estados regionais um adicional do governo central de 580 milhões de euros para creches e jardins-de-infância que vai fazer parte de um vasto programa social para convencer o eleitorado. No fundo, à custa dos países endividados, o Estado alemão faz aquilo que recusa que seja feito nos outros países e o BCE de Draghi não quer saber de Portugal para nada. Enquanto o Estado alemão paga 0,4% ao ano, Portugal está a pagar mais de 6% ao ano pelo mesmo prazo.

Sem comentários:

Enviar um comentário