sexta-feira, 4 de maio de 2012

Diga ‘Sócrates’ e tudo se explica

Claro que em rigor, a culpa não é de todos: houve quem, nos anos de descontrolo das contas públicas, toda uma década, não tivesse beneficiado nem de cargos ou sinecuras públicas, de contratos, incentivos ou isenções fiscais concedidas pelo Estado, quem, enfim, tenha dado muito mais do que recebeu do seu país. Mas, por favor, corrijam-me se estou errado: alguém ouviu um banco queixar-se do despesismo público e do endividamento privado? Alguém viu as grandes construtoras de obras públicas – dos aeroportos, dos TGV, das pontes, das barragens, das auto-estradas – preocupadas com os gastos do Estado? Alguém ouviu um autarca dizer que não precisava de mais dinheiro para criar empresas municipais, construir rotundas ou piscinas públicas dez vezes mais caras que o preço normal? Alguém ouviu a oposição reclamar menos investimento público, menos gastos com a educação, a saúde, a cultura, as reformas, as Forças Armadas, as autarquias? Se alguém sabe disso por favor dê-me notícia, porque eu não consigo recordar-me.
Vezes sem conta, anos a fio, escrevi aqui contra o desvario despesista do governo Sócrates e outros antes dele. Contra Mário Lino e Paulo Campos, contra o TGV, contra o novo aeroporto de Lisboa, contra os projectos PIN e as PPP, contra as auto-estradas desertas e os negócios das barragens da EDP, contra o Terminal de Contentores de Lisboa, contra o saque organizado do dr. Jardim sobre os contribuintes, contra a nacionalização do BPN, contra os enredos particulares da Caixa Geral de Depósitos, contra os escritórios da advocacia de tráfico de influências, presentes em todos os grandes negócios ruinosos para o país. Contra aquilo a que chamei então “a fatal atracção dos socialistas pelo grande capital”. Mas esta semana, todos tivemos ocasião de constatar que, no que toca às relações entre o Estado e os poderosos, nada de essencial mudou: é assim com a Lusoponte, com a Mota-Engil, com o BPN, com a Brisa ou com a EDP. Um governo que se gaba de ir além do acordado com a troika, quando se trata de atingir os fracos, afinal está muito aquém do que a troika recomendou para com os fortes.
Mas a culpa continua a ser de Sócrates. Descobrimos que o secretário de Estado queria mesmo pagar duas vezes à Lusoponte, mas a culpa é de Sócrates. Descobrimos que a Brisa reclama mil milhões de euros (!) de indemnização porque a introdução de portagens numa SCUT diminui as suas expectativas de receita, e a culpa é de Sócrates. Descobrimos que mais depressa se derruba um secretário de Estado do que os lucros da EDP à custa dos consumidores, e a culpa é de Sócrates. Quer-se investigar como é que este Governo já gastou 900 milhões de euros a “privatizar” o BPN, e é preciso é investigar Sócrates. E assim sucessivamente. O nome Sócrates é o santo-e-senha que chama a si todos os males e toda a sujidade, limpando tudo o resto, agora e para sempre. [...]
(Miguel Sousa Tavares, Expresso, 17 de Março de 2012 – vale a pena ler oartigo completo)

4 comentários:

  1. "Alguém ouviu a oposição reclamar menos investimento público, menos gastos com a educação, a saúde, a cultura, as reformas, as Forças Armadas, as autarquias? Se alguém sabe disso por favor dê-me notícia, porque eu não consigo recordar-me."

    > sim, Manuela Ferreira leite e de forma bastante veemente, o problema da senhora é que tem o mesmo carisma de uma esfregona velha, e o povinho gosta é de gente bem falante.

    "Descobrimos que a Brisa reclama mil milhões de euros (!) de indemnização porque a introdução de portagens numa SCUT diminui as suas expectativas de receita, e a culpa é de Sócrates"

    sim claro que é, foi ele que acordou os termos "assasinos" dos contratos das concessões com a brisa. sem base/fundamento contratual a brisa ficava calada.


    quanto ao resto está no tom certo ... é a politica e politicos que temos independentemente da cor partidária.

    para terminar, sócrates tinha lugar era num tribunal como réu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro senhor, a sua "amiga" só se lembrou disso depois de sair do governo. Será que esta gente só consegue ser "competente" depois de passar a ser oposição?

      Eliminar
  2. recomedo.o

    http://www.youtube.com/watch?v=xSCu5lH0tpg

    esqueça os 10 1os minutos que é so mexerico e veja o discurso de MFL, o pais foi avisado

    ResponderEliminar
  3. quer essa opinião, (do Miguel S.T. - com quem em regra geral tenho afinidades de opinião), dizer que por este governo não ter tido competência para alterar de forma positiva a rota em que encontrou esta país o Sócrates passa a ficar ilibado? E por o Sócrates ter sido de todo incompetente de virar as politicas obscuras do cavaco agora até pode vir dizer mais (mentiras) das suas supostas razões?
    Eu pessoalmente de um governo de direita espero muito pouco a favor do país real, de Sócrates (suposto partido socialista) senti maior a traição, por isso mesmo. Não era suposto obtermos de um mandatado de um partido não de direita tanta traição! Estes que agora lá estão são péssimos mas sinceramente não era de esperar diferente. O Sócrates foi traidor duplamente, como governante e como representante de um suposto partido socialista. Aliás essa para mim é a pena maior de todo o ps após 25 de abril. Venderam-se às lojas maçónicas. Venderam os valores socialistas da forma mais vil e traiçoeira.

    ResponderEliminar