terça-feira, 6 de março de 2012

Salários milionários de Portugal



Sabia que Alberto João Jardim ganha tanto como Cavaco? Então conheça a lista completa
 
O salário médio no nosso país ronda os 900 euros. Mas há portugueses que conseguem ganhar bem mais com esta crise. Damos-lhe a conhecer as figuras que lideram a lista dos salários milionários em Portugal.

Políticos e gestores: os salários milionários de PortugalO caso mais curioso recai sobre Alberto João Jardim. O presidente do Governo regional da Madeira - que já veio dizer que os mais de cinco mil milhões de euros de dívidas que a região autónoma colecciona são «coisa pouca» - arrecada quase 10 mil euros por mês. Praticamente o mesmo que Cavaco. Jardim é pensionista desde 2005 e os descontos efectuados ao longo da vida - a maioria enquanto líder madeirense - não lhe permitem auferir muito mais do que 4.000 euros mensais. Contudo, e pelo cargo de presidente regional, Jardim arrecada mais 5 mil euros todos os meses, avança a revista «Focus».
Esta acumulação de salários pode causar estranheza a muitos, já que no continente, o líder teria de escolher entre receber um terço da pensão ou um terço do salário a que tem direito. No entanto, o estatuto político-administrativo da Madeira permite-lhe somar os dois vencimentos.

Veja-se o caso do Presidente da República. Cavaco Silva comunicou, no início do ano, que abdicaria do seu salário como Chefe de Estado. No seguimento desta decisão pessoal - e depois de sofrer dois cortes salariais - à semelhança dos cidadãos na mesma situação, Cavaco viu o seu salário chegar aos 6.523 euros. Depois de saber que ia ser difícil acumulá-lo com a reforma, decidiu escolher os 10 mi euros que aufere da Caixa Geral de Aposentações, visto que trabalhou para o Banco de Portugal e foi professor na Universidade Nova de Lisboa.

Longe da política está Jorge Coelho. O presidente-executivo da Mota Engil - e ex-ministro de António Guterres - ganha mais de 50 mil euros por mês. Em 2006, Jorge Coelho dedicou-se exclusivamente à actividade empresarial, quando foi convidado pela Mota Engil, uma das empresas líderes do sector da construção, para ocupar o cargo de presidente executivo. A vida mudou e o salário também. Em 2009 Jorge Coelho auferiu cerca de 702 mil euros. Pouco tempo depois, já recebia 50 mil euros de vencimento mensal.

Pedro Santana Lopes, vereador e presidente da Santa Casa da Mesericórdia de Lisboa (SCML) aufere mais de 5 mil euros mensais. O ex-secretário de Estado recebe de pensão por este último cargo, cerca de 3.178 euros por mês. Em 2010, Santana Lopes pediu a subvenção vitalícia a que tem direito como ex-deputado, que lhe permitiu somar dois mil euros por mês ao vencimento mensal. Devido a estas compensações, Santa Lopes informou que abdicará do salário decorrente do cargo que irá ocupar como provedor da SCML. Ainda assim, no total, o vereador aufere cerca de 5.178 euros por mês.

O presidente executivo da PT, Zeinal Bava recebeu, o ano passado, 1,41 milhões de euros, sensivelmente, 100 mil euros por mês. Este valor corresponde a remunerações fixas do presidente executivo, mas representa menos 44% face ao embolsado em 2009.

Enquanto presidente da EDP, António Mexia atinge os 75 mil euros de vencimento mensal. Em 2010, o líder da EDP auferiu 1,05 milhões de euros em remunerações anuais.

Mas os ordenados chorudos não ficam por aqui. Fernando Pinto, presidente da TAP, é o gestor público mais bem pago do país, apesar de ser brasileiro.

O presidente do Conselho de Administração da TAP recebe um total de 27 mil euros mensais, apesar de ter sofrido um corte de 10% no seu salário, correspondente à medida de cortes nos salários da função pública. Até então, Fernando Pinto mantinha um salário estável. Por 12 anos consecutivos, manteve o feito. À época, amealhava mais de 400 mil euros mensais. Actualmente, recebe menos 42 mil euros, o que totaliza 378 mil euros anuais, qualquer coisa como 27 mil euros mensais.

Fonte: http://www.agenciafinanceira.iol.pt/economia/salarios-milionarios-politicos-ordenados-gestores-agencia-financeira/1284296-1730.html




Um retrato sintético e bastante esclarecedor sobre a evolução do peso dos salários nos rendimentos em Portugal na últimas décadas e, em particular, nos últimos 5 anos (no Público de hoje: http://www.publico.pt/…/peso-dos-salarios-na-economia-volta…).


Por:Miguel Alexandre Ganhão
 Com efeito, Ana Maria Fernandes demitiu-se da EDP Renováveis no dia 28 de fevereiro de 2012 para iniciar as suas funções como presidente da EDP Energias do Brasil, em substituição de Pita de Abreu.
No relatório sobre o governo das sociedades ontem enviado para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a EDP Renováveis discrimina o ganho da sua ex-administradora: em remunerações fixas, foram pagos, logo em 2012, 54 857 euros; no mês passado, mais 511 964 euros, referentes às remunerações variáveis a que Ana Maria Fernandes ainda tinha direito como administradora.

http://expresso.sapo.pt/veja-os-rendimentos-de-15-politicos-portugueses-antes-e-depois-de-%20passarem-pelo-governo=f680329


Outros links relacionados:

Viriato à Pedrada: Salários de alguns Políticos

Viriato à Pedrada: Salários Mínimos na Europa

Viriato à Pedrada: Políticos na Banca

Viriato à Pedrada: Cortes dos subsídios na Função Pública

Viriato à Pedrada: Vencimentos na RTP

Viriato à Pedrada: Portugal num Cavaco

http://expresso.sapo.pt/veja-os-rendimentos-de-15-politicos-portugueses-antes-e-depois-de-passarem-pelo-governo=f680329

http://observatorio-das-desigualdades.cies.iscte.pt/index.jsp?page=indicators&id=216

image006[1].gif



                        
Para que conste e...[2].jpg

--------  SEM COMENTÁRIOS...mas com mt revolta....


 
Imagem intercalada 1
-divulgo por estar 100% de acordo
Aqui vai a razão pela qual os países do norte da Europa estão a ficar cansados de subsidiar os países do Sul. 
O POVO PORTUGUÊS NÃO TEM CAPACIDADE PARA CRIAR RIQUEZA SUFICIENTE, PARA ALIMENTAR ESTACORJA DE GATUNOS!
É POR ESTAS E POR OUTRAS QUE PORTUGAL É O PAÍS DA EUROPA EM QUE SIMULTÂNEAMENTE SE VERIFICAM OS SALÁRIOS MAIS ALTOS A NÍVEL DE GESTORES/ADMINISTRADORES E O SALÁRIO MÍNIMO MAIS BAIXO PARA OS HABITUAIS ESCRAVIZADOS.
ISTO É ABOMINÁVEL!!!
ACORDA, POVO! ESTAS, SIM, É QUE SÃO AS GORDURAS QUE TÊM DE SER ELIMINADAS E NÃO AS DE QUE O GOVERNO FALA.

12 comentários:

  1. Se estivesse no lugar deles, tb fazia o mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida o sistema é que não o devia permitir. Veja-se o que se passa na Suécia com as regalias dos políticos, a Lei que foi agora aprovada no Brasil e como funcionam as reformas na Suiça.

      Eliminar
  2. O jornalista tem de aprender a fazer contas e a não dar tantas gafes juntas.

    ResponderEliminar
  3. o mais interessante é que esta tudo escandalizado por gente com imensa responsabilidade nos ombros ganhar isto ...

    mas ninguem se escandaliza com uma carrada de analfabetos que dão pontapes numa bola de futebol que ganham mais que qualquer um destes senhores...

    a qualidade paga-se ... o triste é que a politica não paga o suficiente para atrair gente competente só atrai a raia miuda e pes rapados que nunca sonhariam em ganhar tanto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A carrada de analfabetos que dão pontapés numa bola de futebol e que ganham mais que qualquer um destes senhores, trabalham no privado. Apenas podemos questionar a moralidade da questão. Agora o salário destes "senhores" somos nós que os pagamos. E também concordo consigo quando diz que a qualidade paga-se...mas o triste não é que a politica não paga o suficiente para atrair gente competente e só atrai a raia miuda e pés rapados que nunca sonhariam em ganhar tanto. O triste é o povo permitir este tipo que este tipo de situações continuem...CAMBADA!!!!

      Eliminar
    2. Contradizes te idiota!

      Eliminar
  4. @ Anónimo 3 de Julho de 2012 18:00
    "gente com imensa responsabilidade" - isto seria o que eles deveriam ter, mas não têm. "qualidade" - é outra coisa que não têm, a não ser na arte de mentir e encobrirem-se uns aos outros, aí sim até a têm e muita...

    Já agora ao autor da peça, os 900€ de média de salário em Portugal estão BEM inflacionados, isto só é possível devido às discrepâncias entre os salário mais altos e baixos. Porque a realidade é que se andarem nos 700€ já deverá ser muito.

    Se quiser acrescentar à lista de vergonhas aqui tem esta:
    "O Governador do Banco de Portugal ganha mais 70 mil euros do que o Presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos" - tendo em conta a dimensão das entidades e dos países em questão qual o adjectivo a aplicar a isto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Sr tá a falar talvez do actual vice do BCE. E veio dizer que os portugueses ganhavam muito era preciso baixar os salarios...os nossos. Eu ganho 5oo euros.Bando de porcos

      Eliminar
  5. Homem, você é mesmo jornalista? Devia contratar um revisor para o seu blogue, são tantos os erros... E com 17 valores?? Bem me parecia que a Universidade a sério deste país continua a ser a do Porto.
    Cumps

    ResponderEliminar
  6. O presidente do Conselho de Administração da TAP é dos bem pagos mas aquela empresa só nos custa dinheiro. Nós pagamos a um incompetente, pago a peso de ouro,mas a TAP continua consecutivamente a ser um sorvedouro de dinheiro e do nosso suor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pergunto. Como é possivel? Este faz como a velejadora...ihihiihi! Somos um povo ridiculo...e ainda gannha premios de produtividade, ou ganhava! iihihihihihiihihi

      Eliminar
  7. Onde é que está o espanto de tanta corrupção e bandalheira ?

    Com um povo como este: "Um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a energia dum coice, pois que nem já com as orelhas é capaz de sacudir as moscas..."  - Guerra Junqueiro, escrito em 1886.

    Não admira que estes casos se repitam ou bem pior, que o Zé Povinho não reage...
    Por isso os governantes bem podem fazer o que quiserem que não têm oposição.
    De 4 em 4 anos, muda o disco, toca o mesmo.

    Isto é que foi uma grande revolução: trocar uma ditadura de 40 anos, por outras de 4 anos sucessivos...

    ResponderEliminar